por Oscar D'Ambrosio


 

 
 

 

Yole Travassos

 

            Força em expansão

 

            O poder das esculturas de Yole Travassos está na maneira como ela consegue, tanto em resina como em bronze, expressar, com uma instigante coerência, o exercício de libertação de figuras que parecem presas ao material, desejosas por conquistar o espaço e dialogar com o mundo.

            Esse movimento é manifestado de diversas maneiras, mas geralmente evidenciado pela presença de reentrâncias que acentuam a dramaticidade de cada peça. Isso é salientado pela positiva obsessão por um acabamento perfeccionista, que valoriza cada detalhe num processo permanente de oferecer o melhor de si em cada criação.

            A presença da figura humana se dá geralmente por essa procura de dar a cada imagem em três dimensões o movimento e a leveza que a levam a conquistar o espaço. Nas composições plásticas mais próximas da abstração, mantém-se a idéia de dinamismo, gerando a impressão de um processo evolutivo.

            Yole iniciou a carreira com a linguagem bidimensional e, nesta, principalmente na expressividade do desenho abstrato, além das pinturas com técnica mista, em que o betume tem um papel fundamental, construiu uma linguagem quase preparatória para um salto rumo ao tridimensional.

            Seus melhores trabalhos possuem o vigor e o talento de uma força em expansão. Transmitem justamente a energia de um processo criativo marcado pela paixão pelo processo da escultura, que inclui da modelagem à atenção aos detalhes que permitem que cada nova peça fundida tenha a sua própria história.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (AICA – Seção Brasil)

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 




Fuga
bronze - 51 x 32 x 30 xm

Yole Travassos

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio