por Oscar D'Ambrosio


 

 


Viviane Cardell

 

            Pussy World

 

            Bonecas como a Barbie, que completa 50 anos em 2009, podem ser vistas como ilustrações de um estereótipo social , geralmente retratando a mulher ocidental como magra , jovem , loura com alguma atividade profissional e, curiosamente , sem vagina , numa sociedade em que o ser humano vive mergulhado num universo marcado pela velocidade e pelo consumo . O número de compromissos e o desejo de compra se tornam tão importantes, que a necessidade de sobrevivência acaba por superar o imperativo da existência , esta sim essencial para uma vida saudável .

A exposição Toy Pussy, da artista plástica Viviane Cardell, coloca em xeque justamente esses valores . Ao dispor 30 peças de cerâmica plástica em caixas acrílicas em suportes que funcionam como simulacro de uma loja de brinquedos , ela faz pensar . Estimula a reconsiderar conceitos sexuais e a rever o cotidiano .

            Dentro das caixas , nada de bonecas de plástico , mas peças elaboradas com consistentes jogos de cores e formas que aludem a vaginas de diversos tipos . A ausência de vaginas das tradicionais bonecas é assim ressignificada. Elas surgem, com toda força , embaladas como se fossem brinquedos e dentro de todo um universo ficcional, com a criação de logomarca , séries , como a Pussies of the World, e edições especiais , como noivas, sereias e Brigitte Bardot, e toda uma ambientação com cartazes publicitários e design gráfico .

             A sexualização do conteúdo da caixa , as conexões do brinquedo com a sociedade de consumo e a própria idéia de que as peças estão numa loja – e que podem ser tocadas e viradas para melhor observação de seus dizeres – constituem parte integrante de um raciocínio visual regido pelas cores geralmente quentes e por formas orgânicas que revelam uma força visceral que brota das entranhas e conquista o espaço .

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Exposição Toy Pussy São Paulo, 2009

Viviane Cardell 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio