por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

 
 

Benê Dantas

 

            Visualização do mundo

 

            A arte tem como uma de suas características a liberdade de expressar uma forma de conceber o tempo e o espaço. Cada trabalho discute como o fazer e a técnica se articulam com o pensar. Benê Dantas apresenta em suas composições a discussão das possibilidades de relação de um criador com o universo interior e o seu entorno.

            A sua linguagem caminha pela abstração e sensibilidade no diálogo entre as cores e entre estas e o suporte. O uso da tinta acrílica sobre telas e a sobreposição de tecidos, por exemplo, resultam em sucessivas obras marcadas pelo cromatismo, com predominância de tonalidades mais quentes e de irregularidades formais.

            São recursos para explorar significados e impressões múltiplas do ato de criar. A pesquisa de Benê Dantas, principalmente com a entrada do grafismo como elemento a enriquecer a sua narrativa poética, gera caminhos de visualização do mundo a ser ampliados.

            Com energia visceral, numa pesquisa de elaboração intuitiva, a artista progressivamente encontra no próprio processo das suas obras motivos para atingir uma linguagem diferenciada, portadora da capacidade de ser simultaneamente lírica e densa em suas expressões.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio