por Oscar D'Ambrosio


 

 


Vincenzo Cencin

 

            Uma visão mediterrânea

 

            O poder de criar atmosferas dá à obra de Vincenzo Cencin uma magia. Por isso, suas telas geram um encantamento à primeira vista. Seja nas marinhas, feiras, praças européias ou paisagens, encontra-se a habilidade de dar a cada imagem um clima próprio, marcado por uma visão de mundo peculiar. A forma como trabalha a luminosidade de cada quadro é mais importante do que o assunto em si mesmo.

            Nascido em Veneza, Itália, em 1925, Vincenzo morou em várias cidades italianas até que, aos 16 anos, em Tolmezzo, ocorreu sua iniciação artística com o professor Francescchini. Dedicou-se então à filosofia e a pintar marinhas e paisagens. Enfrentou os fascistas durante a Segunda Guerra e ficou preso um ano e meio em um campo de concentração.

              Terminado o conflito, marcado por perdas de amigos e conhecidos, decidiu mudar de ares. Chegou ao Brasil em 1949, com o dinheiro do pai. Quando este morre, precisa buscar emprego e consegue na área na qual se formara na Itália, engenheiro eletromecânico. Torna-se assistente técnico em uma grande empresa brasileira e progride na carreira.

Aposenta-se após 30 anos de trabalho e busca realizar o seu sonho de viver de pintura. Inaugura então, em 1981, a Galeria Velha Europa, um espaço em que mistura quadros, obras em vidro, móveis antigos, pratarias e objetos exóticos. Suas obras, com nuances de azul próprias de quem vivenciou as tonalidades do Mar Mediterrâneo, surgiam marcadas pelo silêncio, sendo um contraponto ao mundo industrial metropolitano.

             Há nas telas gondoleiros e a célebre Praça de São Marcos, mas, acima de tudo, é preciso educar o olhar para verificar como constrói as composições dos barcos e navios em suas marinhas. Sócio efetivo da Academia de Belas Artes, construiu uma carreira em que soube dar a cada quadro uma atmosfera lírica, em composições equilibradas marcadas pelo domínio da técnica e a vazão do sentimento.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Marinha I
óleo sobre tela colada em placa MDF 50 X 73 cm sem data

Vincenzo Cencin

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio