por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

  Vesna Dimitrova

 

            Exercício do silêncio   

 

            Saber trabalhar com os espaços vazios é um dos grandes desafios de todo artista plástico. Existe uma tendência, seja na pintura ou na fotografia, de preencher o espaço – e nem sempre isso traz bons resultados. A coragem está exatamente em saber o que focar, retirando os excessos e buscando o essencial que uma composição plástica pode propiciar. Nessa procura, as ampliações em grandes dimensões podem ser uma declaração de princípios e de pesquisa estética amadurecida.

            Nascida na Macedônia e radicada no Brasil, Vesna Dimitrova oferece nesta série justamente um exercício do silêncio. Mostra que o difícil é ser simples ao trabalhar apenas com algumas figuras geométricas. Economiza nas cores e transforma seu pensar numa imagem. O resultado é uma apologia discreta das formas pela prática de composições despojadas e valentes em que não é necessário um assunto externo, pois seu tema é a própria arte.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

   fotografia dimensões variáveis

Vesna Dimitrova

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio