por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Vania Vergamini

 

Posições de corpos

 

A escultora Vania Vergamini exalta as formas da figura feminina num jogo harmonioso entre a busca de linhas fundamentais da estrutura do corpo e a procura de como é possível criar no espaço uma atmosfera em que a sedução compareça ao lado da profícua discussão entre o artista e a sua matéria-prima.

A figura vertical de uma das peças da artista traz como referência tanto um corpo nu como as roupas que podem vir a cobri-lo, que uma das funções das vestimentas femininas é o poder justamente de ressaltar partes do físico na busca da valorização do espaço como local onde a arte se concretiza.

A figura sentada põe a questão da sensualidade de uma outra forma. A posição ganha conotações pelo contexto em que se insere e pela exploração do modo de construção plástica da obra como uma maneira de expor ao observador a magia do corpo e sua riqueza enquanto pesquisa de um fazer e de um pensar da arte.

O grande enigma da sensualidade é que ela não oferece soluções simples. Funciona sempre na esfera do interdito, do sugerido. Nesse sentido, Vania Vergamini traz em suas esculturas a discussão de como a posição de um corpo pode despertar não o desejo, mas principalmente uma nova relação com o cotidiano.   

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Encantadora
resina sobre base em granito preto 70 x 20 x 10 cm sem data

Vania Vergamini

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio