por Oscar D'Ambrosio


 

 


Valdo Kerpen

 

            Pensamento em mármore

 

            Inicialmente autodidata no ato de lidar com a difícil técnica da escultura em mármore, Valdo Kerpen aperfeiçoou seu estilo com viagens à Itália e a outros países europeus, buscando sempre encontrar recursos que lhe permitam criar uma obra diferenciada, com uma marca própria.

            Sua principal característica reside na maneira como busca desenvolver as linhas de suas esculturas, evitando volumes mais agressivos, com pontas, em nome de um pensamento marcado pela leveza, pela presença de vazados quando possível e pelo mergulho nas possibilidades que a tridimensionalidade oferece.

            Mesmo quando trabalha, por exemplo, uma peça que representa um ser mais pesado, Kerpen consegue, por meio de um sutil processo de arredondamento das formas, transmitir sutileza. Isso se torna ainda mais presente quando se debruça sobre a riqueza das formas humanas.

            Apaixonado pela anatomia das pessoas e da natureza, o artista pensa e realiza esses conceitos principalmente quando se trata de trabalhar com formas femininas. Além de um gradual processo de verticalidade, existe a preocupação de progressivamente estabelecer uma linguagem marcada por uma sutil expressividade.

            O grande desafio do mármore está nas maneiras de misturar a técnica com a imaginação e a graça de movimentos com a dureza do material. Valdo Kerpen encontra nas encruzilhadas dessas variáveis a motivação para construir uma obra figurativa, que encontra na forma humana o canal para expressar sua relação com o mundo. 

 

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Arte da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 




Rhinoceros

420 x 180 x 130 cm
A peça pode ser feita em fiberglass, mármore ou bronze - 2006

Valdo Kerpen

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio