por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

Ubirajara Júnior

 

            A força da aquarela

 

            O domínio da aquarela é uma das principais características da obra do artista plástico Ubirajara Júnior. É no mergulho das sutilezas dessa forma de lidar com os suportes e materiais que constrói a sua visão de mundo, que se distingue por uma poética diferenciada.

            A predileção pela figura humana desnuda um pensamento que apresenta corpos e rostos com expressões viscerais, marcadas pela pesquisa. Ao ver o ser humano, vale-se muito das sombras e dos ocres e cinzas para representar de maneira muito pessoal a passagem do tempo. 

            O tom de certo modo fantasmagórico e o contorno em algumas imagens resultam numa expressão visual delicada e sutil, transportada também para retratos femininos, em que o fundo evoca os melhores trabalhos de Caravaggio, e objetos, como um muro ou portão.

            Nascido em Belém, PA, em 1962, mas radicado em Ribeirão Preto , SP, atinge seus momentos de maior impacto quando obtém a criação de atmosferas em que a imagem fica em segundo plano perante um aprimoramento que é fruto do desenvolver de um conhecimento visual e de um fazer apurado.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 
 

 

 

 Tempo
aquarela 50x60 cm sem data

Ubirajara Júnior

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio