por Oscar D'Ambrosio


 

 


Sandra Souza

 

            Transparências

 

            O uso da transparência nas artes visuais inclui a idéia de que o criador não se contenta com aquilo que vê, buscando atuar no universo daquilo que é sugerido e do que está atrás do que costumamos enxergar. É como se houvesse a retirada de um véu que atingisse a essência das cores e das formas.

            O essencial passa a não se mais apenas aquilo que se vê, mas o que é sutilmente sugerido num exercício constante de aprimoramento do próprio conhecimento visual e dos desafios que ele traz como proposta de questionamento dos paradigmas perigosamente cristalizados.

            A artista plástica Sandra Souza lida com diversas técnicas nas quais coloca em prática esse pensamento de trabalhar com aquilo que não está explícito, mas é progressivamente instaurado pelo desenvolvimento de sua relação com o mundo, as coisas e as pessoas.

            Seja no uso da têmpera, com a transparência que lhe é peculiar até pela composição química, na maneira como maneja a tinta acrílica, busca recursos para se valer do brilho da cor sem perder a delicadeza de cada trabalho. Pelo uso das veladuras na tinta a óleo, mergulha na alquimia da pintura como forma de se conhecer e do desvendar do ser humano.

            A questão colocada por Sandra Souza não é o que pinta, mas a forma como realiza as suas criações. Antes de mais nada, vivencia no diálogo com as tintas e pincéis uma conversa absolutamente pessoal com as cores e a intensidade que elas oferecem para interpretar a sua concepção do espaço.

            O resultado, principalmente quando a experimentação, seja na maneira de curvatura de linhas ou num pensamento um pouco mais geométrico, ocorre em telas de menores proporções que podem, com as adaptações necessárias, atingir tamanhos maiores, mobiliza internamente o observador. Por isso, merece ser visto com progressiva freqüência e atenção.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio