por Oscar D'Ambrosio


 

 


Sandra Souza

 

            Tendências

 

            Uma tendência é uma intenção, uma força pela qual um corpo é levado a mover-se, ou seja, uma disposição natural, uma propensão rumo a um determinado caminho. As abstrações da pintora Sandra Souza, nesse sentido, expressam uma relação com o mundo marcada pela cor.

            Suas obras, em tinta acrílica, óleo e têmpera, apresentam como característica comum as possibilidades das nuances visuais geradas pela maneira de utilizar os pigmentos. Amanhecer e crepúsculos são pretextos pictóricos para lidar com verdes e vermelhos em seus múltiplos matizes.

            A improvisação do jazz e a densidade do lamento do blues se fazem presentes como processo criador. A associação de azuis e cinzas ao inverno é muito mais que uma mera ligação entre uma estação e uma cor, mas a solução de um problema plástico, a busca de uma linguagem visual para expressar uma emoção e um pensamento.

            O universo de névoas de Sandra Souza é rico por promover uma pesquisa sobre o potencial das cores. Elas são vistas como uma gama infinita de oportunidades de uma criadora apta a desenvolver a sua poética e apresentá-la ao público como suas tendências e interpretações estéticas daquilo que chamamos realidade.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio