por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Simone Toledo

 

            Corpos com rigor e emoção

 

A obra plástica de Simone Toledo reúne uma série de qualidades que se unem em direção à progressiva construção de um trabalho de qualidade em que mais importante que o surgimento de um tema está o pensamento sobre formas de expressão visual e um forte efeito de comunicação com o receptor.

            A série da artista sobre corpos nus masculinos apresenta um fazer sobre um tema ainda relativamente tabu, o desvendar o homem em sua materialidade física. O fascinante é que isso é feito com extremo rigor técnico e com duas propostas: uma com a exploração dos vazios da tela; e outra com o preenchimento maior dos espaços.

            As poses escolhidas para enfocar o assunto selecionado também merecem breve comentário, pois a artista enfatiza o pensar desse homem em diversas posições. Muito mais que questionamentos simbólicos, está à nossa frente o desenvolvimento de formas de produção que dimensionam possibilidades.

            Simone Toledo pensa cada imagem como uma somatória de elementos técnicos e simbólicos. Também revela extrema competência no momento de dar vida plástica a esses corpos, seja nos seus gestos e posições e, principalmente, pela forma como a sua arte problematiza eventuais esteriótipos de quem observa seus trabalhos.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Pietá
óleo sobre tela 80 x 60 cm sem data

Simone Toledo

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio