por Oscar D'Ambrosio


 

 
 

 

Sérgio Tonissi

 

            Perfis urbanos

 

            As artes do desenho e da pintura, para encantar o observador, têm que ser viscerais. Além da qualidade técnica, que pode ser assimilada, em menor ou menor grau, dependendo do caso, existe um fator que diferencia o grande artista de seus pares de profissão: ter na expressão plástica uma necessidade vital.

            Sérgio Tonissi apresenta essa qualidade. Há nele uma compulsão pela produção, principalmente de desenhos, que acumula em pequenos cadernos. Essa prática desenvolve a rapidez do ato criativo e, acima de tudo, a consecução de uma forma crítica de pensar o mundo.

            Ao construir seus “Perfis urbanos”, ele desnuda a alma de moradores de metrópole. Sejam carroceiros, mendigos, bêbados ou figuras míticas, autênticas lendas urbanas, cada personagem tem autonomia visual, plástica e anímica. São retratos do cotidiano realizados em nanquim, em preto e branco, que mostram o que há de melhor e pior dentro de cada ser humano.

            Sérgio apresenta a rapidez da linha e a leveza do desenho como característica primordial, associada a um profundo conhecimento técnico, obtido com o seu pai João Tonissi, artista brasileiro formado na Itália, que conviveu no Brasil, com nomes como Volpi. O resultado é uma estética do sentir que está acima do conhecer o fazer.

            Arquiteto de profissão e artista por vocação, Sérgio Tonissi encontra no mundo urbano um universo ideal para expressar a sua arte do olhar. Ao captar movimento da alma, nos faz refletir sobre o que significa morar numa grande cidade e, acima de tudo, propicia, com seu traço solto, a indagação de qual é a função de cada um no mundo.

 

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 





Pedinte
nanquim sobre papel - 32 x 22 cm - 1993

Sérgio Tonissi

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio