por Oscar D'Ambrosio


 

 


Sergio Grecu

 

            O ato de pintar

 

            A pintura de Sergio Grecu tem como elementos fundamentais o trabalho com a cor e o gosto pelas transparências. Autodidata na arte, mas com ampla experiência como publicitário e criador de capas de discos, o espaço bidimensional surge como um agradável desafio.

            Não é por acaso que uma de suas principais qualidades está na maneira como constrói os fundos. A figura, quando se faz presente, não é o foco principal do quadro. O que mais chama a atenção é a habilidade de dar à cor amplas possibilidades visuais pelo estabelecimento de veladuras.

            As cores, ao não seguir os parâmetros do real, estabelecem climas de fantasia. É instaurada uma atmosfera que oscila entre o onírico e a busca de novos paradigmas daquilo que se costuma chamar de real. A preocupação do artista não está tanto no que pinta, mas na forma de atingir seu resultado.

            A intensidade dos azuis e vermelhos ganha especial relevância, pois permite justamente o desenvolvimento de toda uma gama de nuanças. O desafio está na busca de instantes mágicos em que cada pincelada introduz um novo desafio visual, principalmente à medida que a imagem mais concreta e conhecida desaparece.

            Nesse contexto, em Sergio Grecu , o assunto a ser pintado torna-se menos importante perante o ato de pintar em si mesmo.  O uso de camadas sobrepostas é que proporciona o exercício de criar uma dimensão sobre a tela que obrigue a uma reflexão sobre o próprio mundo que nos cerca, que pode ser transformado pela pintura de talento.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pela Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (Aica – Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 


No atelier de Picasso
100 x 150 cm
acrílica sobre tela 2003

Sergio Grecu

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio