por Oscar D'Ambrosio


 

 


São Paulo: outros olhares, de Sima Woiler

 

            Mais populosa cidade do Brasil e de todo Hemisfério Sul, São Paulo reúne, em sua área metropolitana, 20 milhões de habitantes, perdendo apenas, em número de pessoas, em termos mundiais, para Tóquio e a Cidade do México. Tamanha grandiosidade já inspirou numerosos trabalhos plásticos.

Mostrá-la de modo diferente é o desafio desta exposição. A São Paulo que surge nos trabalhos de Sima Woiler é outra em dois aspectos. Primeiro, no que diz respeito à técnica, um processo que tem a aquarela como base, mas que se vale de um complexo jogo de texturas, aguadas e manchas para atingir o resultado desejado.

            Além disso, as imagens buscam, do ponto de vista estritamente visual, novos ângulos e enfoques da cidade. Locais que são cartões postais do município, como o Parque do Ibirapuera ou a Praça da Sé, ganham uma nova dimensão, em visões próximas, frontais ou aéreas, repletas de nuances, num diálogo entre a fria arquitetura e o calor da presença humana.

            Sima Woiler, nesta exposição, oferece ao observador a  São Paulo com a qual convivemos todos os dias sob um olhar atento e tecnicamente diferenciado. O conjunto de imagens educa nossa visão. Fornece subsídios para que a metrópole que cada um de nós vê seja magicamente única e renovada por um olhar de uma artista plástica que nunca se cansa de experimentar.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio