por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

 

  Sandra Nunes

 

            Impressões cariocas

 

            A pintura ao ar livre tem uma poética especial. Exige do artista um extremo profissionalismo em sua pesquisa pictórica numa espécie de sacerdócio em busca de efeitos cada vez mais satisfatórios. Além do saber pintar, é essencial um conhecimento e um entendimento de que a arte pode partir do real sem ser uma fria cópia.

            Quando o cenário escolhido é a cidade do Rio de Janeiro, a questão ganha novos contornos, pois o município constitui, sem dúvida, um dos mais representados. Surge o desafio de propor ao observador algo renovado em termos de expressividade e de diálogo visual com aquilo que se contempla.

            É exatamente isso o que Sandra Nunes oferece. Por meio da cor, consegue dar ao seu Rio de Janeiro um intenso movimento. Ele ocorre pela forma como a sombra e a luz são trabalhadas de modo a integrar a arquitetura urbana com os mais diversos temas, como carnaval ou feiras populares.

            Ao enfatizar as linhas curvas e uma diáfana atmosfera impressionista, a artista resgata a poesia da cidade e consegue um diálogo encantador entre a natureza que circunda a urbanidade carioca, gerando no público a certeza que o Rio de Janeiro ainda é uma Cidade Maravilhosa e que as telas de Sandra Nunes a sabem valorizar muito bem.

 

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem  


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

  Largo das Neves, Santa Teresa 
óleo sobre linho 60x80cm 2009

Sandra Nunes
  

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio