por Oscar D'Ambrosio


 

 


Rosilene Fontes

 

            Olhares recortados

 

            A discussão do espaço é fundamental na poética da artista plástica Rosilene Fontes . No seu trabalho de pintura , por meio de sucessivas camadas , instaura um universo visual em que as cores são articuladas de maneira geométrica , mas com um intenso movimento obtido por vibrações que impedem a uniformidade.

            Quando realiza fotografias , a sua formação de arquiteta é denunciada na forma como seleciona as imagens , com especial devoção pelas linhas retas e massas de cor , assim como pelas combinações possíveis entre elementos semelhantes em termos de impacto e textura , como o reflexo num prédio espelhado e a fluidez da água   ou do céu .

            Um passo importante em sua jornada foi a associação dos aspectos mencionados em trabalhos nos quais , em propostas de montagem criativas, coloca lado a lado   imagens fotográficas a pinturas . A questão da cor se torna central como expressões de um mesmo pensar sobre o significado dessas duas formas de representação .

            Seus trabalhos mais recentes são pesquisas a partir do universo fotográfico em que faz uso da repetição de um referente para constituir superfícies azulejadas plenas de impacto e de mistério . Pode-se mergulhar nesse projeto pela observação atenta da figura originalmente fotografada e sua replicação ou no resultado final .

            Os dois caminhos são igualmente importantes para penetrar numa estética caracterizada pela delicadeza da construção . A regularidade da elaboração , que evoca a padronagem de tecidos , traz um lirismo peculiar , ainda mais quando é enfatizado o uso dos espaços em branco .

            Desse raciocínio , merecem especial menção as criações feitas a partir de fotografias em Paris. A Torre Eiffel aparece onipresente de várias maneiras . Com maior ou menor evidencia, ela cristaliza um pensar sobre o espaço que recorta e desdobra imagens oferecendo uma visão de mundo poética , plena e diferenciada.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

   

  Série Ladrilhos urbanos 
fotomontagem 150x150 cm 2008

Rosilene Fontes

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio