por Oscar D'Ambrosio


 

 


Projeto

ARTITETURA

 

A arquitetura foi adquirindo novo elos em relação à arte no século XX. Obras como o Teatro Municipal de São Paulo, o Museu Paulista da USP, o Palácio Monroe, no Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas, em Manaus, o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, Barata mostra como os imponentes edifícios do fim do século XIX e início do XX trazem um conceito bem distinto daquele que utilizamos hoje.

A arquitetura é vista cada vez menos como algo destinado a proteger o ser humano das intempéries e muito mais como uma forma de as pessoas se protegerem e, às vezes, até se isolarem. Nesse sentido, discutir arquitetura na contemporaneidade significa debater não apenas o que é e como é construído um edifício, mas discutir comportamento e qualidade de vida do homem em relação ao meio em que ele vive.

Em termos de artes visuais, o diálogo entre escultura, arquitetura, política e instalações é cada vez mais forte. A proposta deste projeto é mostrar trabalhos artísticos que busquem na apenas decorar uma casa ou edifício, mas contribuir, com propostas estéticas diferenciadas, para entender melhor o funcionamento do espaço, desenvolvendo mecanismos eficientes de comunicação com o público.

A arquitetura contemporânea está engajada na busca de soluções para  problemas pós-modernos como superpopulação, a formação de ilhas marginais sem acesso a serviços básicos e a ausência de planificação social por parte de Estados com poder fragmentado. Assim, arquitetos e artistas, ao lidar com o desafio da arquitetura, assumem papéis bem diferentes daqueles que tinham no século XIX.

De construtores ou criadores mirabolantes, podem ser, cada vez mais, como mostram os artistas inseridos neste projeto, parceiros em pequenas reformas que, se efetivamente pensadas e introduzidas com senso prático podem ser esperançosas alternativas para a melhor convivência na sociedade.

 

            Oscar D’Ambrosio é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da Unesp e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio