por Oscar D'Ambrosio


 

 
 

Paulo Clark

 

            O nome da coisa

 

            A partir de sua fascinação pelo desenho, o design industrial, educador artístico e artista plástico Paulo Clark desenvolve uma pesquisa marcada pela experimentação de várias técnicas e pelo atual desenvolvimento de numerosos objetos. Nesse sentido, percorre diversos caminhos, que incluem o grafite e a construção de caixas em que traz à tona um de seus temas preferidos: a mulher.

            Seja em caixas de papel com cinco fases pintadas ou em caixas de sapato cujas laterais se assemelham a uma enorme parede pintada em grafite, Clark cria condições de transformar essas imagens em narrativas sobre a personagem feminina Dani, que o acompanha em suas criações.

            Essas iniciativas têm em comum o projeto “O nome da coisa”, um gradual pensamento que questiona o real e o imaginário e o verdadeiro e o ilusório dentro de uma série de histórias que têm na figura da personagem Dani seu eixo central, inclusive pelos diversos aspectos que ela pode tomar.

            Ela surge acompanhada de diversos elementos recorrentes, como um automóvel que percorre os bairros de São Paulo, cartas de baralho, gatos estilizados e outros, combinados de diversas formas, em que o lirismo do trabalho com nanquim se articula com a linguagem mais vigorosa e de maiores dimensões do grafite.

            O progressivo encaminhamento das “pegadas” de Dani reúne o amplo potencial de se tornar um projeto plástico dos mais sólidos, desde que se mantenha um eixo central, que pode, inclusive, ser as mutações dessa personagem em suas andanças urbanas pela capital paulista, onde convivem os mais diversos tipos de pessoas e de tribos.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 



O nome da coisa
Intervenção urbana em casa demolida
Imagens da personagem Dan

Paulo Clark

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio