por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

 

Paula Lunardelli

 

            Universo das texturas

 

            A textura é um recurso das artes visuais que permite os mais variados efeitos. Acima de tudo, é uma forma de ganhar o espaço, projetando para fora da tela materiais que despertam no público o desejo e –  por que não? – a necessidade de tocar o objeto plástico para sentir o que ele oferece como elemento tátil.

            Paula Lunardelli, que trabalhou com diversas técnicas, constrói, em seus trabalhos mais recentes, um universo marcado pelo uso de texturas que, ao serem vistas de longe, parecem rendas coladas no quadro. No entanto, a visão aproximada permite observar que se trata de uma linguagem desenvolvida por intensa experimentação.

            Despertada para a arte pelo pai, colecionador de antiguidades, Paula revela o desejo da pesquisa e da conquista dos volumes como recurso que propicia a cada novo trabalho uma força que encanta à primeira vista. É o resultado, certamente, do amadurecimento de uma cultura do olhar que se manifesta na prática do fazer.

Certa tridimensionalidade na criação – marcada pela materialidade e pelo uso de recursos que evocam a riqueza visual da estamparia – provém, em parte, talvez, de investigação realizada com cerâmica e, acima de tudo, de uma visceral concepção de mundo. Afinal, Paula Lunardelli não é uma pessoa de meios tons existenciais. Sua arte, intensa, funciona como um grito colorido em busca da luz do existir.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Brasilidade
120 x 100 cm técnica mista 2007

Paula Lunardelli

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio