por Oscar D'Ambrosio


 

 


Paula Batista

 

            A delicadeza da mulher

 

            A figuração de formas femininas é o ponto de partida da arte da pintora Paula Batista. Seus rostos, retirados de esculturas gregas ou de fotografias, marcam o início de um processo de desconstrução da imagem marcada pela introdução de sutilezas pictóricas na busca pela leveza do resultado final.

            Seja com o uso mais marcado da cor ou por trabalhos em que tons menos acentuados predominam, evidencia-se a valorização da delicadeza. Os rostos retratados, geralmente de olhos fechados, contribuem para instaurar um clima de mistério, em que a atmosfera estabelecida é mais importante do que os detalhes de anatomia.

            Paula respeita a tela enquanto matéria feita de pano. Procura valorizar o próprio  branco oferecido pelo suporte e, no lugar de construir texturas, deixa que a própria trama apareça, o que consiste num um rico recurso para acentuar a suavidade de seu trabalho.

            O uso da manchas em algumas áreas, assim como o de detalhes verticais, horizontais e diagonais coloridas, que chama de “fitas”, auxiliam no estabelecimento das mais variadas composições, que tendem a ficar cada vez mais soltas, com as imagens flutuando no espaço, conquistando a sua autonomia estilística.

            Nas obras de Paula Batista evidencia-se a busca de uma figuração na qual seja possível distinguir a presença de mulheres, embora cada vez mais diluídas e sugeridas por uma pesquisa técnica a ser cada vez mais aprimorada que resulte no casamento entre fundo e figura que valoriza a delicadeza da mulher.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pela Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (Aica – Seção Brasil).

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 


Faces
óleo sobre tela
100 x 90 cm 2006

Paula Batista

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio