por Oscar D'Ambrosio


 

 


Paola Frisoli

 

            O falar da cor

           

            Um artista plástico para se diferenciar precisa estabelecer uma linguagem. Isso significa encontrar uma maneira de responder às questões que encontra em seu processo plástico. Tanto pode estabelecer um diálogo cada vez mais aprofundado com a técnica como escolher uma linha de pesquisa para desvendar o próprio potencial.

            O universo de Paola Frisoli é o da cor. Sua experiência como empresária e criadora de produtos na área alimentícia, principalmente tabletes de açúcar, de várias tonalidades e formas, acaba refletindo num trabalho construtivo em que a ornamentação se faz presente pelo ludismo e pela capacidade de explorar oportunidades.

            Mesmo quando se volta para os brancos, cinzas e ocressua estética apresenta intensa vibração. Isso é desenvolvido com maior intensidade quando o foco são as transparências. O diálogo entre as cores e as suas sobreposições constitui em si mesmo o assunto que pode ser desenvolvido como um pensar sobre a própria pintura.

            A alegria das telas de Paola é o resultado de uma forma de ver a arte como um procedimento pleno de expressão e progressivo aprimoramento técnico, seja na tinta acrílica, no uso de colagens, na justaposição de materiais ou no procedimento da monotipia, com a consciência que o trabalho árduo leva a um notável desempenho.

            Quanto mais a pesquisa com a cor caminhar rumo a uma procura de inquietações interiores, mais a pintura de Paola Frisoli traz elementos de interesse no sentido de expressar tonalidades que conversem entre si para se comunicar e trazer ao mundo telas plenas de força e impacto visual.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da Unesp, câmpus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Brasil de todas as raças
acrílica sobre tela 90 x 100 cm sem data

Paola Frisoli

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio