por Oscar D'Ambrosio


 

 


Paco

           

            A materialização da vida

 

            Esculpir é uma arte essencialmente física. Ela lida com o prazer da modelagem e com o calor da fundição. Paco realiza seu caminho na exploração do corpo humano. Estabelece assim o seu elo com o mundo e com si mesmo, num processo de busca de parâmetros artísticos cada vez mais elevados.

            Encontra sua melhor solução plástica quando abandona as formas hieráticas, duras e rígidas, partindo para a expressão da volúpia do existir. Esse apelo aos sentidos se evidencia nas cenas de pares em posições sensuais, mas também nas obras em que a construção plástica dos corpos ganha o centro do processo criativo.

            No ato de se contorcer, por exemplo, o corpo mostra toda uma mecânica de movimentos musculares que pede o olhar do anatomista. A arte, porém, não se realiza na mera reprodução do real, mas sim na forma de expressar o que se vê. Por isso, a partir da observação em sessões de modelo-vivo, Paco capta o que prefere.

            Isso significa vislumbrar a diferença na mesmice. A saga do escultor se constrói não tanto no captar um gesto único, mas na essência de representar instantes decisivos, em que a alma pode ser retratada na posição de um corpo à procura da conquista de um espaço. Assim, a escultura não se basta na manifestação estética. Precisa transmitir vida.

            Paco busca atingir a alma no ato de representar corpos. Seu desejo ultrapassa o erótico para atingir o universal numa expressão individual. Isso exige observar um contorcer do corpo, seja numa figura agachada ou num casal num momento de prazer, com sentidos atentos para a difícil tarefa do escultor: materializar o dom de viver.   

             

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA – Seção Brasil).

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 


Escultura figurativa
sem título sem data

Paco

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio