por Oscar D'Ambrosio


 

 


Michel Sallouti

 

            Os sentires do branco

 

A cor branca é a junção de todas as cores do espectro cromático. Definida como “a cor da luz”, reflete os raios luminosos e, por isso, aparece como clareza máxima. Daí a dificuldade de se trabalhar com ela, principalmente quando se opta por grandes áreas da tela vazias, deixando justamente o poder da cor falar.

O artista plástico Michel Sallouti desenvolve um pensamento e uma prática sobre o branco e suas numerosas variações. Possuidor de um vasto repertório, sua produção aponta para diversas direções, unidas pela riqueza da cor que escolheu para trabalhar com tinta acrílica e com a aplicação de diversos tipos de texturas.

Há, na poética do artista, a criação de caminhos, sejam eles em linha reta ou em curva. Funcionam como metáforas do próprio movimento do ser humano em sua trajetória em busca da consecução de seus ideais. Ficam evidenciadas trilhas em movimentos para o alto, sempre com o conceito de continuidade.

Existe também um pensamento mais geométrico, em que as texturas são utilizadas na construção de figuras a partir do uso de quadrados, círculos e triângulos. Trata-se de uma jornada em que a discussão se dá pela maneira de atuar sobre o ponto, a linha, o plano e, em escala menor, o volume.

A pequisa ganha dimensões mais interessantes à medida em que existe uma gradual destruição dessas formas. Quadrados mantêm a forma, mas são diluídos em suas extremidades, dentro de um princípio de progressiva perda de rigidez e fragmentação, em consonância com a sociedade contemporânea.

Os caminhos futuros do artista indicam, dentro desse pensar e agir sobre o universo visual que o branco propicia, o esmaecimento da figura e do uso das próprias texturas para um mergulho cada vez mais denso naquilo que a cor oferece enquanto junção das cores e pelas sensíveis variações que existem dentro dela mesma.

 

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio