por Oscar D'Ambrosio


 

 


Agi Strauss

 

            Orgânica botânica

 

            A artista plástica Agi Strauss, em sua exposição Botânica , em 2009, na galeria de Arte “A Hebraica”, oferece uma valiosa oportunidade de refletir sobre as fronteiras entre a arte e os referentes concretos do mundo . Ela aponta, nos seus trabalhos marcados pela presença de uma consistente textura , para a criação de universos imaginários .

            Seu pensamento é regido pelo orgânico , com formas que dialogam entre si numa espécie de balé contemporâneo , no qual a maneira de dizer é mais importante do que aquilo que se declara. Cores e formas geométricas se articulam num prazeroso jogo visual dominado por círculos e linhas geralmente grossas.

            O espaço é conquistado com inegável prazer, numa espécie de força demiúrgica que parece tudo poder derrubar, como um vulcão que brota das entranhas para explodir das mais variadas maneiras, sempre gritando com o poder da vida,contra o esquecimento e o silêncio.

            A botânica de Agi Strauss se arquiteta pelo poder das formas . Ganha a mente e o coração do observador por não permitir uma leitura passiva . Cada obra tem uma densa energia que conquista o olhar . Os seres que ali estão representados, evidentemente não são reais , mas estão plenos de realidade pelo poder de construir seu próprio mundo .

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio