por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

 
 

Roberta Filizola

 

            O poder do silêncio

 

            As artes plásticas comportam a magia do desenvolvimento de uma poética em que o artista expressa uma relação com o mundo. Roberta Filizola busca justamente trazer à tona um elo marcado pela delicadeza. Esse sentimento é expresso pelos movimentos circulares e pela exploração da superfície da tela.

            A grande questão desenvolvida pela pintora está na maneira como consegue que cada nova tela seja o prolongamento das anteriores e, ao mesmo tempo, a proposição de um novo pensamento. O desafio está no estabelecimento de um conjunto em que cada trabalho introduza o novo sem perder o senso de um todo que se comunica entre si.

            Talvez um dos grandes méritos desta série esteja na sua capacidade de estimular o observador a encontrar em cada trabalho o incentivo para uma reflexão sobre como o espaço de uma tela em branco pode ser tratado de maneira a estabelecer uma série de relações de cor, forma e equilíbrio de composição.

            As pinturas de Roberta Filizola geram justamente um certo silencio à medida que deixam os vazios falar. Proporcionam, além da participação do público, um encorajamento para que uma construção plástica seja vista como um espectro de possibilidades. Nesse sentido, cada obra é uma pesquisa em desenvolvimento contínuo.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio