por Oscar D'Ambrosio


 

 


Vera Homsi

 

            O poder das escolhas

 

            Selecionar o que fazer nas mais diversas situações é o grande mérito da obra Opção, de Vera Homsi. Sua obra, ao enfocar uma figura feminina central, rodeada por homens repletos de desejo, traça um panorama que não é apenas sexual das relações humanas.

            Seu principal tema é a opção, ou seja, a liberdade de escolher um caminho em detrimento dos outros. Isso significa compreender a seleção de uma trajetória existencial ou parceiro amoroso como uma ação marcada por uma composição de elementos, como a busca do prazer, a intuição, a emoção e o sentimento.

            Esses fatores, no entanto, não podem ser desligados da responsabilidade. Ir em uma direção representa deixar outras de lado. Há uma abordagem pessoal e social que orienta essas decisões. Afinal, a uma escolha estão ligadas visões de mundo e as complexas relações com si mesmo e com os outros.   

            A escultura destaca a figura feminina e os seus cortejadores, que surgem movidos pelo impacto que a figura central gera. A massa compacta de material e as formas arredondadas constituem uma linguagem própria, reconhecível dentro das múltiplas opções visuais que o tema sexualidade permite.

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio