por Oscar D'Ambrosio


 

 


Olhos que sentem

 

            O sábio Plotino (205-270) dizia que “o olho não poderia ver o sol se não fosse um sol”. Ambos, de certo modo, são focos de luz  e simbolizam a inteligência do espírito, já que ver, de alguma maneira, sempre é compreender, de uma forma ou de outra, uma determinada situação.

            Especialistas em símbolos, como o espanhol Juan-Eduardo Cirlot, apontam que o olho funciona, principalmente no Egito, como a fonte de alimentação da inteligência humana. Isso se dá de uma maneira semelhante entre os animais chamados de irracionais pela pseudo-racionalidade humana.

Eles também compreendem o mundo pelo olhar. Captar essa magia foi o desafio da fotógrafa Chris Ceneviva. Ela se debruçou sobre o olhar dos animais para captar instantes, num exercício que exige conhecimento técnico, amor ao detalhe, paciência e dedicação existencial e plástica.

A maneira de mostrar o material captado igualmente é um relato de uma experiência. As fotos são expostas de modo que o observador tenha uma interação com cada olhar. A idéia é colocar cada pessoa em contato, olho no olho, com o animal. Muito mais importante do que conhecer ou reconhecer o animal é perceber o que aquele olhar tem a dizer.

O grande desafio de trabalhar com olhares é que eles comunicam por aquilo que são e pelo que apontam. Deslocados de contextos, se apresentam como um livro aberto a indagar o público. São pontos de interrogação a se apresentar com riquíssimo potencial plástico.

Valem por aquilo que sentem e que sugerem no ato da contemplação. Compenetrados, assustados ou introspectivos, os olhos dos animais fotografados funcionam como parte de personagens mais complexos. Oferecem uma visão peculiar que pertence a todos nós. Seu modo de enfrentar o mundo tem a luminosidade de um sol, pois amplia o conhecimento da natureza e, portanto, de nós mesmos.

 

            Oscar D’Ambrosio mestre em Artes Visuais pela UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (Aica – Seção Brasil).

 

 

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio