por Oscar D'Ambrosio


 

 


O encanto oculto em cada grão de Camilla Nascimento

 

            Provinda do latim granum, a palavra grão tem um grande número de significados, mas geralmente descreve uma pequena partícula mais ou menos esférica. O termo, porém, quando usado na poética visual da artista plástica Camilla Nascimento, ganha uma nova dimensão.

            Ele se transforma num elemento lúdico. Em suas obras, realizadas com as próprias mãos, sem o uso de pincel, a artista retoma a simbologia da terra, evocando a maternidade, a origem da vida e as emoções do reencontro com as próprias raízes num processo que inclui  saber olhar, pensar e fazer.

O uso de elementos naturais, como grãos, atribui a cada trabalho grande força existencial. A artista utiliza anil, de diversas pedras, como a sabão, e de numerosas procedências, como Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Tocantins. Instaura-se, assim, uma atmosfera de sonho e de encanto permanente.  

O efeito obtido é resultado do progressivo desenvolvimento de uma sensibilidade e de um pensamento sobre a terra como elemento primordial. Isso inclui pesquisas de cor e forma, além da presença de mais uma variável: o estado de espírito do artista ao lidar com várias texturas e mesclas.

Camilla toma a terra como paradigma do processo criativo. Há, em sua experimentação uma certa dose que fica ao acaso. Isso ocorre quando a mistura de materiais oferece um resultado além ou aquém do que a racionalidade pode esperar. Nesse efeito mágico,  o encanto dos grãos se concretiza.

            Cada tela é um aprendizado. O desafio é manter o tom visceral, renovando-o e realimentando-o. A terra, assim, surge como força doadora de vida e com infinito poder de sedução, que tem em seu seio muitos grãos. Eles podem ficar guardados ou expressar sua beleza de acordo com a intuição e a capacidade de olhar do observador.           

 

Oscar D’Ambrosio, mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp/São Paulo/Brasil), integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (Aica - Seção Brasil).

 

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio