por Oscar D'Ambrosio


 

 


Nicolielo

 

            O diálogo da imagem com a cor

 

            Antonio Carlos Nicolielo tem parte de sua história profundamente ligada às artes gráficas brasileiras, na produção de charges, ilustrações e capas das principais publicações brasileiras. Seu ingresso no universo da pintura se deu por intermédio de Pietro Maria Bardi, que o estimulou no final dos anos 1970.

            O trabalho do artista na tela mantém o bom humor que o consagrou e alcança seus melhores momentos quando consegue, nas suas composições, o refinamento do detalhe e o mergulho nas transparências que o uso da tinta lhe propicia. É nessa exploração da técnica que a sua obra cresce no novo suporte.

            O tratamento da forma humana com uma contagiante alegria de viver, essencialmente pelo capricho como os rostos são construídos, é uma característica da poética de um artista que passa para as suas imagens o prazer e a efervescência do existir pelo emprego de cores vibrantes e pelo sábio aproveitamento do espaço.

            O diferencial de Nicolielo está na maneira como ele pode obter resultados altamente expressivos ao lidar com seus personagens na tela. Acima de tudo, o desenvolvimento de séries temáticas se apresenta como um rico caminho para quem sabe, devido à sua ampla experiência, extrair com talento, o máximo de um assunto.

            Pintar é uma arte que lida com o tempo. Fazer muito não significa necessariamente fazer bem, mas progredir para uma linguagem diferenciada e visceral, no sentido de brotar de uma vontade interior. Nesses ocasiões, a arte de Nicolielo conquista o espectador e maravilha pela modo como o espaço e a imagem dialogam.

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Baile na Rua do Bonde
bico de pena e acrílica sobre tela sem data

Nicolielo

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio