por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

Néia F. Martins

 

            Vigor plástico

 

Uma das principais características das obras de arte de qualidade é a sua intensidade. São aquelas que têm algo a dizer além da figura propriamente dita. Existe nelas um processo e uma reflexão constante que traz um pensamento sobre a existência cotidiana de todos nós.

As gravuras de Néia F. Martins apresentam, no mínimo, três vertentes que se cruzam pelo poder de transformar em imagens uma forma de conhecer o mundo. Cada expressão revela como é possível erguer um raciocínio coerente mesmo com assuntos distintos quando está claro que o verdadeiro tema é o próprio fazer.

  Os auto-retratos, por exemplo, apresentam grande força imagética e gráfica, numa seleção de locais, geralmente o próprio rosto, para executar um trabalho mais apurado de gravar as próprias raízes como maneira de conhecer melhor a técnica e a si mesmo por meio de um aprimorado diálogo entre o construir e o pensar.

As imagens de natureza apresentam um pensamento em que a sugestão e o lirismo estão muito mais presentes do que a mera reprodução. Isso significa que a questão central está na maneira do olhar, não naquilo que se observa. O encontrar o poético no cotidiano leva a achar um falar particular.

Um terceiro caminho, próximo e distante ao mesmo tempo dos outros, aponta para a composição de fortes mulheres em variados contextos. São um dizer denso da condição do ser humano e da sua vontade de existir perante um mundo onde muitas vezes parecemos não passar de joguetes divinos.

A atmosfera surreal ou simbólica, de acordo com o caso, acentua o tom de mistério da maioria das elaborações. Surge um discurso visual caracterizado pelo pensar que dispensa explicação verbal e transporta para um universo de questionamentos e respostas, sendo a principal delas o vigor presente no ato de solucionar a forma de apresentação de cada imagem.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 
Sem título
 gravura, água-forte, agua-tinta, ponta seca e buril impressa sobre papel algodão de 300 g 20 x 26,5 cm

 Néia F. Martins 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio