por Oscar D'Ambrosio


 

 


Marta Regina Provenzano Ito

 

            Momentos especiais

 

            Na história da pintura, existe um dado fundamental. De um lado, há um aprendizado oriundo da tradição. Isso significa o conhecimento do que foi produzido e o entendimento dos recursos técnicos utilizados para conseguir determinados efeitos. Do outro, a busca de soluções pessoais para os problemas que a pintura coloca.

            Marta Regina Provenzano Ito pauta sua produção por esses parâmetros, seja em suas naturezas-mortas, florais ou paisagens. Mesmo quando adota uma estética mais realista, em que busca reproduzir a realidade, apresenta uma reflexão sobre planos e luminosidade que valoriza e diferencia a sua obra.

            É curioso observar como o microcosmo reflete o macrocosmo de sua pintura. Detalhes como uma mancha  no lugar de uma flor ou a maneira de dar cor a barcos dentro de uma marinha são dados essenciais no sentido de indicar como a pintura se dá pela reflexão associada ao fazer propriamente dito.

            O trabalho plástico de Marta Regina Provenzano Ito ganha força à medida que esses momentos especiais conquistam espaço nas telas e na sua própria visão de mundo, num processo gradual que se vale do aprendizado e da cultura visual adquirida para construir sua própria jornada.

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio