por Oscar D'Ambrosio


 

 


Toso

 

            Momento mágico

 

            O artista plástico Toso consegue cristalizar a magia de um encontro amoroso.O poder da escultura está em congelar a própria noção de tempo. É como se ele parasse no momento em que os amantes se encontram. Não interessa muito o antes ou o depois, mas apenas o instante.

            Por realizar esculturas em sua maioria voltadas para questões ligadas ao trabalho em geral e, mais especificamente, ao de pessoas com algum tipo de deficiência, a obra de Toso nesta exposição ganha uma característica toda especial, pois se trata de uma exceção que confirma o seu talento do escultor.

            Desde o desenho, que dá início a todo o processo plástico, até o resultado final, o artista desenvolve uma linguagem marcada por uma certa delicadeza na sua interpretação do mundo. Os assuntos costumam ser tratados como sugestões, dentro de uma ótica simbólica, na qual a imaginação do observador desempenha papel essencial.

            No instante que a escultura representa, o erótico é concebido como a entrega de dois corpos, num processo em que a razão sucumbe à emoção e o sentir supera o fazer. A cumplicidade cria um ser uno, sublimado pelo confiança mútua que leva duas pessoas a caminharem numa mesma direção.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pela Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (AICA-Seção Brasil).

 

 

 



 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio