por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

  MJ Hesseborn

 

            Uma verdade vivencial

 

            O grande questionamento de todo artista está em encontrar a própria linguagem. Isso significa desenvolver uma pesquisa da forma mais aprofundada possível, dando vazão a uma maneira de expressar o mundo que se integre enquanto processo de construção visual.

            A pintora portuguesa radicada no Brasil Maria João (MJ) Hesseborn possui sua maior qualidade na recuperação de algo que a acompanha desde a adolescência, a criação de imagens de monstros ou bonecos, na verdade garatujas marcadas pelo arredondamento das formas e pela liberdade no trato com a matéria pictórica.

            Esse caminho valoriza a capacidade de saber lidar com as transparências e sobreposições, colocando geralmente nos quadros elementos figurativos, oriundos da necessidade de que a pintura não seja apenas um exercício formal, mas um pacto com si mesma em termos da forma de trabalhar com o pincel ou a espátula.

            As obra de MJ Hesseborn são autênticas por surgirem de um processo  visceral de composição. Atendem a um apelo interior que está acima do pensamento racional de uma série previamente concebida. São fruto de uma concepção artística que tem na expressão interna sem depuração o segredo de sua verdade ancestral e vivencial.

           

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

Chifre de Alce
acrílico sobre tela 150x100 cm 2007

MJ Hesseborn

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio