por Oscar D'Ambrosio


 

 


Mirthes Bernardes

 

Árvores esmaltadas

 

A vida e a arte de Mirthes Bernardes estão fortemente associadas às árvores. Ela tem fascinação sobre o tema desde criança e, diversas vezes, familiares e colegas criaram metáforas da sua própria existência como se fosse o desenvolvimento de raízes, tronco, galhos e folhas em direção a uma elevação pessoal e espiritual.

Uma das principais expoentes nacionais da arte de esmaltar sobre placas de cobre, a artista tem, como obra mais conhecida, mas poucas vezes creditada adequadamente, o calçamento padronizado da cidade de São Paulo, estilização do mapa estadual escolhida para integrar a paisagem citadina por meio de concurso público.

Após passar pela tapeçaria, escultura, desenho e pintura, Mirthes encontrou, no esmalte, um universo de possibilidades e, nas paisagens com árvores em destaque, uma linguagem poética própria. Surgem, em cada obra, atmosferas de encantamento em que as composições, com céus ao fundo, geram reações que cativam o observador.

Arte que encontra antecedentes há mais de 3 mil anos, no Antigo Egito, a aplicação do esmalte sobre metais e outros materiais chegou ao Brasil em meados do século XX, trazida por imigrantes franceses e alemães. Para Mirthes, essa linguagem funciona como um campo de pesquisa de cores, formas e sensibilidade.

            Integrante do Nubrae (Núcleo Brasileiro da Arte do Esmalte) e com obras em países como França, Suíça, Estados Unidos e Alemanha, a artista oferece uma criação de portais que possibilita a  passagem para um mundo em que expressivas árvores, com todo seu simbolismo, e cores, cuidadosamente desenvolvidas, se integram e fascinam.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP, campus de São Paulo e integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 
 Laranjeira

 escultura de parede esmalte sobre cobre 190 x 120 cm sem data

Mirthes Bernardes
 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio