por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Messias Lima Bastos

 

            Busca do aperfeiçoamento

 

            Pintar é uma atividade marcada pelos mais diversos desafios. Eles incluem desde a escolha da técnica até o desenvolvimento de um determinado assunto, que pode ser alterado ao longo da carreira ou aprofundado com novas visões. O essencial está na busca constante por motivações que impeçam a estagnação.

            Nascido em 4 de agosto de 1948, Messias Lima Bastos dedicou-se em tempo integral à pintura após a aposentadoria, estabelecendo uma linguagem próxima à acadêmica, embora tomando algumas liberdades principalmente à forma como trabalha a cor. Aliás, é justamente nas telas em que se dá maior liberdade expressiva que seu trabalho cresce.

            Nas pinturas com tinta acrílica, quando se debruça especificamente sobre as cores dos barcos pesqueiros do litoral paulista,  Bastos consegue interessantes efeitos. O mesmo ocorre quando coloca essas embarcações em meio às ondas, num movimento próximo ao impressionismo, mas com personalidade própria.

            Algo semelhante ocorre nas aquarelas do artista. Ao se debruçar sobre a metrópole paulistana, obtém melhores resultados quando propicia o fluir das manchas característico dessa técnica. Imprime assim a São Paulo a sua visão pessoal, com um número maior de nuances.

               Com mais de 60 exposições coletivas e uma dezena de individuais no currículo, Messias Lima Bastos confere às suas melhores telas e aquarelas marcas oriundas do processo de observação, das fotografias tiradas em seu processo criativo e de um processo artístico que tem na prática e no aperfeiçoamento constante as suas principais tônicas.

 

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Forte São José II - Bertioga -SP
acrílica sobre tela 50x70 cm 2005

Messias Lima Bastos

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio