por Oscar D'Ambrosio


 

 


.

Marta Hanschkow

 

            A vivência em forma de pintura

 

            Só é possível mergulhar a fundo nas telas de Portinari e nos seus maravilhosos ocres quando se conhece a terra de Brodósqui, cidade onde o artista nasceu e para onde voltava periodicamente para alimentar os seus olhos e a sua alma. Do mesmo modo, uma compreensão mas ampla das primeiras pinturas de Aldemir Martins, principalmente as paisagens do céu e do mar, só é possível quando se tem a oportunidade de ver o litoral cearense, com seu cromatismo único.

            Guardadas as devidas proporções, a pintura de Marta Hanschkow, para ser melhor apreciada, necessita de uma contemplação do interior paulista, especialmente da região de Assis, cidade em que ela nasceu em 24 de abril de 1969. O que alimenta a força de sua arte é a vivência, até 1999, num sítio próximo a Cruzália. O ir-e-vir do local motivou uma produção baseada no exercício do olhar sobre o cotidiano.

            As redondezas de Assis surgem, com lirismo e sinceridade, num aprofundamento visual de instantes do dia-a-dia. O mundo rural é descrito em composições em que a terra e as pessoas que nela habitam estão no primeiro plano, seja de forma mais explícita ou por intermédio de seus objetos de trabalho.

            Cenas de colheita e instrumentos utilizados na vida agrícola são alguns dos motes que Marta Hanschkow utiliza para desenvolver uma poética baseada na sua ampla vivência do mundo que pinta. O que existe em seus quadros é um intenso envolvimento visual, uma sinceridade que não se ganha no estudo acadêmico, mas que conquista e adquire em cada olhar diferenciado sob uma região, seja em seus assuntos, cores, formas ou expressões visuais.      

           

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Dedicação
óleo sobre tela 60 x 40 cm 2004

Marta Hanschkow

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio