por Oscar D'Ambrosio


 

 


Marlez

 

            As cores do povo

 

            A observação do povo é o ponto de partida do artista plástico Marlez. Sua pintura tem na cor o principal diferencial. Por isso, chamam a atenção de longe e conquistam logo no primeiro olhar. Mais de perto, observa-se como constrói as camadas para gerar uma sensação de cumplicidade com o fruidor.

            Os fundos de suas telas são responsáveis pelo estabelecimento de ritmos. Mais geométricos quando retrata palhaços e mais dinâmicos, com ondulações, quando desenvolve assuntos como os pescadores, ele se insere em toda uma linhagem de artistas latino-americanos que enfatizam os pés descalços e as mãos volumosas.

            Marlez apresenta ainda uma série de figuras sentadas que merece destaque. São os mais variados personagens, homens e mulheres, largados em banquinhos. De pernas abertas, com avantajados membros inferiores, não caem no risco de uma estaticidade hierática graças ao uso de transparências e veladuras.

            O constante trabalho com formas femininas decorre da fascinação com o assunto da certeza da simbologia que a cerca, seja como mãe, esposa ou guardiã da vida.  Por isso, aparece muitas vezes associada à cerâmica, também um elemento vinculado à terra e ao guardar e preservar alimentos.

            Peixes, pelas composições que permitem, e frutas, pela riqueza de suas formas, são outros elementos que Marlez leva para as suas telas. Em ambos os casos, ele mantém a paixão pelo popular, criando uma linguagem pictórica que se comunica com o público pela técnica de criar visões coloridas e pessoais da realidade circundante.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (AICA – Seção Brasil)

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 



Brilho noturno

óleo sobre tela
100 x 130 cm - 2006

Marlez

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio