por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

Maria Villares

 

            Acordo plástico

 

            O universo da colagem envolve um processo de escolhas, no mínimo, de duas naturezas. Por um lado, há o processo de seleção daquelas imagens que, em algum momento, podem vir a ser utilizadas. Por outro, existe a discussão visual interna no ato de colocar esses fragmentos em novos contextos.

            No livro Acordo íntimo entre as partes, a artista plástica Maria Villares, nascida em São Paulo, SP, em 1940, articula cores e formas das maneiras mais diversas. Existem os mais variados diálogos, às vezes evocando referenciais concretos e, em outras ocasiões, estabelecendo surpreendentes composições.

            Textos e imagens conversam em atmosferas que oscilam entre o mistério e a fascinação. São instaurados climas em que o lirismo predomina dentro de uma dicção que obedece uma voz própria plena de delicadeza, revelando uma visão de mundo em que os fragmentos se reúnem para compor um todo harmônico.

            Há mescla de técnicas e o gosto pelo uso de partes do corpo ou de imagens da natureza. Quando a aquarela se faz presente, é utilizada com a valorização daquilo que ela tem de mais característico, ou seja, a transparência. Essa mescla de recursos mostra a riqueza de repertório da artista.

            É possível encontrar o bom humor, como na leveza da pipa galgando os céus, assim como momentos mais líricos, em algumas paisagens. Surgem acordos plásticos que dão ao livro de Maria Villares a força do documento de um fazer poético marcado pela intensidade do talento e da construção de uma visão própria do mundo.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 
 Livro Acordo íntimo entre as partes São Paulo, 2007, 1ª edição

Maria Villares 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio