por Oscar D'Ambrosio


 

 


Mariangela Buono

           

O silêncio da paisagem

 

            Pintar paisagens traz sempre o grande risco de mergulhar em um universo conhecido do observador. Um passo adiante é dado cada vez que se atinge o objetivo de dar um toque pessoal, introduzindo uma marca, seja pelo uso da cor, composição ou pincelada.

            Mariangela Buono encontra sua própria jornada pela exploração dos silêncios. Ao trabalhar com grandes áreas vazias, gera no público uma reflexão sobre os elos entre espaço e tempo. Em suas pinturas a óleo, a cronologia parece simplesmente estacionar. Trata-se do fragmento de um filme que estimula a contemplação atenta do quadro.    

            As pinturas da artista filiam-se a toda uma tradição paisagística que traz nomes nacionais e internacionais consagrados. O seu desafio técnico está na maneira como articula seu pensamento plástico para estabelecer situações em que consiga expressar uma visão de mundo que valoriza a natureza.

            Ao não mostrar figuras humanas e concentrar sua criação em céus, nuvens, colinas, mares e areias, Mariângela Buono traz uma linguagem fundamentada no poder do vazio de gerar as mais variadas emoções. Cria envolvimento e faz com que o interior e o exterior do observador se harmonizem.    

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

  Dunas
50x70cm OST

Mariangela Buono

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio