por Oscar D'Ambrosio


 

 
 

 

Marcos Nakasone

 

            O mundo das esferas

 

            As possibilidades de diálogo entre arte e ciência motivam o pintor Marcos Nakasone a procurar composições que consigam reunir diversos elementos, principalmente o casamento entre as transparências e os reflexos em esferas, figuras geométricas que se tornam uma marca diferenciadora de seu trabalho.

            A presença das esferas ganha diversas conotações. São alusões a átomos, mas também se tornam microcosmos e representações do mundo. Rodeadas por um anel, são o local apropriado para experimentações com luz e sombra. Resultados de intenso estudo, apresentam ainda conhecimento plástico e matemático em sua estruturação.

            Nakasone se vale de um intenso poder de observação para que cada quadro ofereça, do modo mais sutil possível, uma reflexão sobre o mundo contemporâneo. Nesse aspecto, camadas de tinta e veladuras são recursos que permitem a criação de molduras ilusórias e atmosferas de mistério.

            O artista caminha no sentido de criar imagens em que o sugerir seja cada vez mais forte em relação ao revelar. Os elementos escolhidos para surgirem nas telas não são aleatórios, mas se inserem num processo de procura de alternativas progressivamente aprimoradas.

            As esferas adquirem relevância por refletirem aquilo que está ao seu redor e, ao mesmo tempo, por deformarem o que surge atrás e dentro delas. Pontos de fuga e perspectivas são assim dominados para criar efeitos em que a sensibilidade e a ciência se encontram.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (AICA – Seção Brasil)

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 





 Passion 
óleo sobre tela 2007

Marcos Nakasone

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio