por Oscar D'Ambrosio


 

 


  Marcelo Schimaneski

 

            A verdade interior

 

            Uma das principais qualidades da arte está em sua sinceridade. Trata-se de um fator difícil de explicar racionalmente, impossível até, mas que se observa na forma de dar as pinceladas e de construir as composições. Isso está além da técnica, pois entra na esfera do ato motivador de decidir investir parte do próprio tempo na consecução do seu trabalho.

            Nascido em Ponta Grossa, Estado do Paraná, em 1967, Marcelo Schimaneski revela em sua pintura uma grande dedicação e amor ao detalhe, fator decisivo quando se volta para as cenas rurais. Consegue ali efeitos dos mais significativos na elaboração das áreas com plantações e casinhas de madeira típicas do seu Estado, assim como na presença das araucárias, árvore símbolo local.

            As diversas tonalidades alcançadas no trato com o verde merecem especial atenção, ainda mais quando são realizadas com a pincelada curta e precisa, num progressivo domínio da tinta a óleo que pode levá-lo a um mergulho cada vez mais aprofundado na forma de lidar com o espaço, indicando a chance de ser cada vez mais ousado.

            Embora o jogo com as proporções o aproxime da chamada arte naïf, seu caminho parece ser cada vez mais o do desenvolvimento das suas potencialidades técnicas e visuais. A aquisição de uma maior variedade de temas aliada à experimentação traria elementos cada vez mais diversificados para um pintor que encanta à primeira vista pela verdade interior que seus quadros apresentam.             

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Sítio 2 Pinheiro
óleo sobre tela 50 x 70 cm sem data

Marcelo Schimaneski

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio