por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

Marcelo Pacheco

              Refinada poética visual

             A série Kaleidoscopias de Marcelo Pacheco é o desenvolvimento da capacidade seletiva de um olhar. A partir de imagens fotografadas do cotidiano, principalmente pelo nascimento de plantas e flores em meio ao asfalto, às calçadas e aos muros, o artista plástico cria um autêntico universo.

Cada imagem é dobrada e desdobrada no computador de modo a gerar um resultado final em que a referência original muitas vezes se perde. Mergulha-se num mundo ficcional, misterioso e fantástico em que as relações que cada um estabelece podem ser surpreendentes, com a visualização de figuras sagradas ou templos indianos.

Um dos desafios que a poética instaurada por Marcelo Pacheco propicia é a de mergulhar na mente humana e na capacidade dos neurônios de realizar as mais variadas conexões perante as imagens criadas. No fundo, cada pessoa busca em cada obra distintas interpretações de si mesma – e as encontra acrescidas dos mais diversos tons.

Há uma busca por aquilo que se deseja ver. Criados que somos em toda uma tradição figurativa, não é de espantar que a primeira impressão da maioria seja a visualização de rostos a partir de troncos de árvores, folhas ou fragmentos da natureza. Isso se dá em grande parte pela repetição de padrões própria de estruturas fractais.

As imagens da série não se limitam à busca do diálogo entre a natureza e o asfalto. Existem variantes como fotografias de panos velhos em meio a árvores ou restos de lixo. Há ainda imagens construídas de baixo para cima, com o foco sendo o céu, mas com a lírica intermediação de copas de árvores, erguendo vitrais naturais.

A existência de subprodutos como mandalas, jogos americanos e estampas para bolsas são a decorrência natural de uma pesquisa marcada pelo desenvolvimento progressivo de uma educação visual em que o amor ao detalhe e a atenção ao poder do ato de replicar e compor imagens são levados a um extremo refinamento.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 
  série Kaleidoskopia
 fotografia várias dimensões 2009

Marcelo Pacheco

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio