por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Marcelo Cohen

 

            Raciocínio geométrico

 

            O desenvolvimento de uma pesquisa visual distancia o artista plástico do diletante. O autêntico criador é capaz de tomar um mote plástico e trabalhar sobre ele até o momento que julgar que houve um esgotamento de sua própria potencialidade de aprimoramento numa técnica ou assunto.

            Marcelo Cohen apresenta em sua poética um estudo cromático fundamentado na pintura, em tinta acrílica, de cores que formam áreas geométricas bem delimitadas. Setores predominantemente verticais ou horizontais são dispostos dentro de um raciocínio elaborado pelo desejo de explorar sua própria capacidade artística.

            Muito mais que variações sobre um mesmo tema, encontra-se, em cada conjunto de telas, o estabelecimento de uma forma de conceber a própria criação e a relação com o mundo. Conhecer melhor as cores e buscar as maneiras mais satisfatórias de elas conversarem requer paciência e determinação.

            A técnica na pintura de Marcelo Cohen não está a serviço de idéias, mas convive com ela no processo constitutivo de uma expressão visual autêntica. Seu trabalho amadurece proporcionalmente à disciplina com que realiza sua jornada em meio a cores e retângulos dispostos com harmonia e equilíbrio.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 Sem título
60 x 190 cm AST

Marcelo Cohen 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio