por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Luiz Machado

 

            Retratos portenhos

 

            Capital federal da República Argentina, Buenos Aires, se levada em consta a sua área metropolitana, é a segunda maior cidade da América do Sul, um dos mais importantes centros urbanos do mundo e um dos principais pólos culturais da América Latina.

As fotos de Luiz Machado não se preocupam, porém, com essa anunciada grandiosidade. Preferem se concentrar no microcosmo das pessoas que moram no município. Estão ali o cotidiano de idosos, a alegria de jovens e todo um modo de ser que inclui uma revitalização do tango, a presença do menino engraxate e a espera do metrô.

História e modernidade caminham lado a lado num casamento entre o tradicional fotógrafo com sua lojadécadas prestando serviços e as estátuas vivas que se tornaram há pouco uma marca registrada. Analogamente, a descontração da moça tomando sol no parque dialoga com o idoso e seu lenço no pescoço.

O antiquário, o namoro num banco público e outras facetas mostram uma metrópole cada vez mais marcada pela convivência entre o velho e o novo. Esse dinamismo parece dar novos ares a uma Buenos Aires que se mostra às vezes sufocada pelo próprio peso de ser uma metrópole cultural latino-americana com alma européia.

Luiz Machado capta as principais nuanças da capital argentina. Seus retratos portenhos são delineados pela diversidade e pelo lirismo. Há em suas fotos inclusive a implícita presença do músico Astor Piazzola no sentido de um olhar para o passado em que o presente é visto de maneira renovada, mas sem deixar apagar o que o ontem tem de mais importante.

 

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Série Retratos portenhos
fotografia

Luiz Machado

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio