por Oscar D'Ambrosio


 

 

 

 
 

   Rodrigo Carvalho

 

            Lugares afetivos

 

            Um lugar é muito mais que um simples espaço pelo qual passamos e onde parte de nossas vidas se desenvolve. Memórias afetivas particulares e universais se mesclam a tal ponto que chega um momento que não se sabe mais o que de fato foi ali vivido ou imaginado.

            A série “Lugar”, de Rodrigo Carvalho, toca exatamente nesse ponto com delicadeza. Suas visões de locais como os bairros paulistanos de Ipiranga ou Santa Cecília trazem referências absolutamente pessoais de interiores de apartamentos, num trabalho em que três elementos são essenciais.

            O uso da linha delimita ambientes e define espaços em que  portas, corredores e paredes são reconhecíveis como expressões de um estar no mundo que decorre de uma capacidade adquirida ao longo dos anos de apreender a realidade de forma diferenciada.

            Os planos geram uma conversa que evidencia o fascínio pela arquitetura – não no sentido construtivo, mas pela discussão que ela permite estabelecer entre aquilo que está dentro e o que está fora, entre o manifesto e o sugerido. Pelo jogo entre os planos, é possível erguer labirintos visuais ilimitados.

            A cor permeia as duas instancias anteriores pelo seu grande poder de comunicabilidade. Tanto nos trabalhos em que as cores primárias predominam ou nos momentos em que brancos, negros, ocres e cinzas se tornam protagonistas, evidencia-se a proposta de Rodrigo Carvalho de tratar o espaço com emoção.

            A pintura não surge como um procedimento frio ou distante. A representação de espaços é gerada com afeto, transmitindo que estar nos lugares do mundo não é uma atitude passiva, mas envolve um movimento de troca, um mistério, enfim, do qual a arte, com as limitações intrínsecas de toda atividade humana, procura dar conta. 

             

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

 

 

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio