por Oscar D'Ambrosio


 

 


Lourdes Collina

 

            O sábio uso do azul

 

            Cada artista plástico guarda em si um enorme mistério. Não basta pesquisar o seu trabalho ou conhecer a sua biografia. É essencial olhar as obras com uma mente aberta, pois a educação visual e o processo de cada criador é uma espécie de agradável guardado a sete chaves e, ao mesmo tempo, escancarado em cada composição.

            Paulistana, nascida em 1950 e radicada em Santos, SP, desde 1960, Lourdes Collina domina várias técnicas. Vai do tridimensional da escultura ao bidimensional da aquarela, do pastel e da pintura sobre tela. Geralmente dentro de uma linha figurativa, seu pensamento se torna particularmente expressivo ao lidar com atmosferas.

            Isso se evidencia com figuras humanas postas dentro de variados cenários. É na interação entre as pessoas e o ambiente que as cerca que a artista parece encontrar o que há de melhor dentro de si. Nesse aspecto, uma tela como As angolanas é paradigmática.

            Temos nessa obra aquilo que torna alguns artistas especiais, que é encontrar o tom que equilibra a habilidade do fazer com a capacidade de se comunicar. Não se trata do tema exótico ou diferenciado, mas da construção de uma linguagem entre cores e pinceladas que estabelece um conceito.

            O uso do azul é uma característica bastante especial de Lourdes Collina. Muito mais do que uma mera expressão da cor do céu, trata-se de uma sábia maneira utilizada para mostrar a pequenez do indivíduo num mundo em que os egos inflados – que a arte pode conter – ilustram a decadência de uma civilização.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  As angolanas
óleo sobre tela 60x50 cm sem data

Lourdes Collina

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio