por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

Leylah Navarro Lins

 

A exploração da matéria

 

Um aspecto fundamental da arte contemporânea é a exploração das possibilidades da matéria. O criador é colocado cada vez mais perante o desafio de tomar aquilo que se no cotidiano e colocá-lo em uma nova dimensão. Isso costuma ocorrer pela mescla de materiais e pela busca de soluções surpreendentes e inusitadas.

Ao lidar com tela, vidro, barro e madeira, entre outras matérias-primas, Leylah Navarro Lins coloca-se numa encruzilhada. Oferece, como retorno, um denso trabalho. Há nele, por um lado, como em toda construção visual, elementos que brotam das memórias afetivas. Existe também pesquisa sobre nosso entorno.

            Saber combinar diversos elementos demanda um processo aprofundado de discussão sobre aquilo que se pretende mostrar e sobre a melhor maneira de fazer isso. Exige ainda o desenvolvimento da convicção de que a inquietação em si mesma não basta para fazer arte.

            Perante as rasuras, fraturas e tom derrisório do mundo, sentir-se em desarmonia com a realidade tornou-se quase uma obrigação moral. A resposta plástica de Leylah Navarro Lins constitui um alerta requintado, pois a forma como trabalha os materiais denuncia um olhar arguto, uma mente aberta e um inconformismo onipresente.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 número 8
90x120 cm acrílica sobre madeira

Leylah Navarro Lins

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio