por Oscar D'Ambrosio


 

 


 

  Letícia Lampert

 

            Visão diferenciada do espaço

 

            Uma das principais características da arte contemporânea é a exploração da capacidade individual de descobrir aquilo que a tecnologia oferece para responder as inquietações artísticas de cada um. Nesse sentido, as possibilidades da fotografia como campo de exploração da linguagem se tornam um universo infinito.

            Nascida em Porto Alegre, RS, em 1978, Letícia Lampert, formada em Desenho Industrial, busca nas imagens uma forma de interrogar, desmontar e remontar a realidade visível. Em 2008, em sua primeira individual em sua cidade natal e selecionada para o 12º Salão Paulista de Arte Contemporânea, dá um passo decisivo.

            Pelo mecanismo da fotomontagem, mostra o relativismo daquilo que entendemos como verdade. Sua ótica é a da justaposição de fotos, que faz um sentido, mas, ao mesmo tempo, gera um estranhamento. Grades, grafites e pichações são colocados em nova perspectiva para gerar residências imaginárias.

            As imagens funcionam como alegorias de uma sociedade marcada pela fragmentação e pela descontinuidade. Com medo daquilo que vemos e também do que desconhecemos, o universo apresentado pela artista gaúcha mostra o que temos receio de ver, pois surge desarticulado, como de fato o é, mas não queremos admitir.

            Letícia Lampert oferta ao observador uma visão diferenciada do espaço com figuras que desejam se integrar e, ao mesmo tempo, não conseguem harmonia. A questão central está na apresentação de um acúmulo de imagens que questiona o cotidiano e o posiciona de uma nova maneira, contestadora e incômoda, mas poeticamente bela.

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Série (des) construções

fotografia dimensões variáveis 2008

Letícia Lampert

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio