por Oscar D'Ambrosio


 

 


Leonardo Kossoy

 

            As Espanhas de todos nós

 

            A Espanha é tão rica culturalmente, que não pode ser contida numa vertente ou numa imagem apenas . Ela escapa ao reducionismo pela sua multiplicidade e encanto que se dá desde os detalhes até numa esfera mais ampla , como a religiosa ou a da própria paisagem .

            O fotógrafo Leonardo Kossoy, ao mergulhar no país ibérico , proporciona uma visão absolutamente pessoal de um mundo que conhece bem e que ganha uma dimensão imagética pela forma como ele constrói as figuras e explora o universo das cores dessa nação mediterrânea .

            Há uma mescla de treinamento , pelos anos de prática , e de intuição , pela capacidade de olhar flagrantes , que permite momentos absolutamente mágicos e delicados na concepção e no encaminhamento do olhar do observador . Isso ocorre principalmente nas maneiras de usar a luz e o espaço .

             A visão das mantilhas , peça de vestuário feminino de rara beleza e intenso valor cultural e simbólico, é um exemplo disso. Elas aparecem numa imagem praticamente como personagens de uma Espanha em que o sagrado e o profano estão próximos e o particular e o público podem se cruzar a qualquer instante .

            Nesse mesmo ritmo de composição, as sombras de telhados ganham uma dimensão quase épica. Tem uma intensa linguagem, que parece esconder nos escuros aquilo que a Espanha tem sempre de mais fascinante: a luz. Evidencia-se assim, imagem após imagem, que o ver e o esconder estão lado a lado num denso percurso.

            As fotografias de pessoas ressaltam não rugas ou faces, mas climas de vida. Cidadãos espanhóis são colocados no seu entorno em diversas situações, ressaltando-se a poética do cotidiano. O mágico e magnífico está em cada dia-a-dia, não nas ações excepcionais.

            Esse raciocínio se evidencia quando a esfera religiosa é tratada como assunto . O mundo árabe e o cristão ganham especial magia , vistos como igualmente marcados pela busca de um entendimento do que significa estar no mundo dentro das mais variadas tradições e olhares .

            A visão próxima de edições antigas que comportam o que a Espanha tem de melhor em sua história são elementos fundamentais na exposição , que , como um livro , conta , de forma fragmentada, mas não aleatória , as aventuras de um país que se alimenta das latinas cores quentes , mas não deixa de lado as variadas nuanças.

            O espectro das touradas , com todo seu procedimento, que inclui diversas etapas , consegue ser retratada como um cerimonial . Muito mais do que a morte de um animal , está ali o desenvolvimento de uma luta simbólica o raciocínio humano e o instinto do touro , num combate de dimensões antológicas.

            A multiplicidade de pisos fotografados encanta pelas diferentes bases culturais e estéticas que faz do país ibérico , como suas imagens comprovam, uma nação rica em possibilidades plásticas e interpretações . O país que Leonardo Kossoy traz à tona é pleno em vigor , mas com uma delicadeza única , que fala à Espanha que está dentro de cada um de nós . 

 

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

  Série Espanhas 
fotografia dimensões variáveis

Leonardo Kossoy

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio