por Oscar D'Ambrosio


 

 


Kamel Ilián

 

            A conquista do espaço

 

            A visão do espaço é um elemento fundamental na pintura do artista plástico Kamel Ilián. Colombiano, nascido em 1974 e radicado em São Paulo , SP, realiza em cada tela um aprimorado trabalho de camadas e veladuras rumo a um aprimoramento constante.

            Suas referências,  ligadas aos camponeses colombianos e ao processo de migração para as cidades, regido por fatores como disputa da terra, narcotráfico e todo tipo de violência, resultam em jogos cromáticos em que a discussão se estabelece entre as cores na busca dos diálogos que elas propiciam.

            A utilização de algumas divisões do espaço, geralmente com pinceladas soltas e livres, aponta para a conquista de dimensões cada vez maiores. O gesto se torna essencial como a declaração de um estar no mundo marcado por manifestações visuais plenas de energia, onde a manutenção das primeiras camadas valoriza o procedimento pictórico.

            Existe em Kamel Ilián um permanente questionamento do que ele vê para atingir o que ele cria. Estabelece-se assim uma densa investigação que, embora se concretize em diversas técnicas, como o desenho, a gravura e a videoarte, tem na pintura uma representação  intuitiva, de técnica refinada e com impacto de densa beleza.

 

            Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

 

 

 
 

No Netscape clic com botão direito para ver a imagem


Fechar Foto                                                                                              Abrir Foto

 

 Pintura 48
 técnica mista sobre tela 180x140 cm 2008

 Kamel Ilián

 

artCanal

 

Outros Artistas

 

Oscar D’Ambrosio